sábado, 23 de junho de 2007

A Ponte do Portão Dourado


Golden Gate Bridge, a ponte suspensa, considerada pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis umas das sete maravilhas do mundo moderno ao lado de Empire State Building e do Canal do Panamá merece, sem dúvida, ser atravessada. Na área circundante à ponte temos o Golden Gate Park, maior que o Central Park de Nova Iorque, consegue surpreender-nos pela sua beleza e imensidão.

San Francisco é uma cidade arrojada, cosmopolita, vibrante, toda ela abraçada pela diversidade racial, cultural, sexual... Deixei-me apaixonar e rendi-me... Almocei no Embarcadero, no final caminhei pelo Fisherman's Wharf com uma paragem no Pier 39 para observar a inexplicável presença dos "sea lions" naquelas paragens (que fez as minhas delícias todos os dias do mês que estive na cidade). Tive curiosidade de conhecer Alcatraz, apanhei o barco, senti aquela brisa gelada da baía e a experiência na ilha não me deixou boas recordações, não posso esquecer a atmosfera pesada, o cheiro pestilento e todas as dúvidas que me assaltaram que nunca documentários ou panfletos conseguiram explicar.

Valeu a pena deixar-me perder em Yerba Buena (onde fui atacada por esquilos que teimavam em experimentar o chocolate que estava a comer), e a visita em câmara lenta ao Fine Arts Museum of San Francisco.

Para perceber a arquitectura de San Francisco e para ver as famosas casas vitorianas aconselharam-me Pacific Height... não perdi tempo... fui até lá.. descobri um dos lugares de culto da cidade com os melhores restaurantes da cidade...

Finalmente, é claro, sem esquecer as compras, (porque a bloguer pertence ao género feminino), visito Lombard Street numa fugida, ando de Cable Car porque é um cliché e dirigo-me a Union Square onde tomo um banho de loja..

(Este texto é dedicado a um grande amigo que vai em breve para a Universidade de Berkeley de quem vou ter muitas saudades.)


1 comentário:

ritmosfortes disse...

pela descrição fiquei com vontade de conhecer a cidade...bom texto.