sábado, 29 de dezembro de 2007

Sou uma coitadinha!

Ando alarmada com a minha condição! Acho que sofro do Síndrome do Coitadinho/a, uma doença tipicamente portuguesa e resultado de vivermos num Estado Providência. A verdade, é que este ano a vida não me anda a correr de feição: o curso ficou por terminar por uma cadeira, a cadela todas as semanas tem uma doença diferente, o gajo, como eu estou fora, liga-me quando o rei faz anos, ou seja, raras vezes… deve estar a tirar umas férias de me aturar, eu respeito. Com a viagem à Austrália vivo uma situação de banca rota que já me levou a uma tentativa de relacionamento com a Cofidis – Conta Eterna a uma taxa de juro de fazer desmaiar os que sabem o que implica uma TAEG de quase trinta por cento! O que me resta é a saudinha própria de quem tem 24 anos… bem mas, às vezes, tenho umas dores nas cruzes pouco dignas de uma moçoila da minha faixa etária!
Tudo isto me leva a crer que padeço do Síndrome da Coitadinha… e é triste… eu fujo de tudo o que me caracteriza como “tuga”, prefiro ser apátrida!
Mas eu não sei se me estou a fazer entender. Este Síndrome pode ser observado in loco nos programas da manhã da TV portuguesa. No caso daquele show do Manuel Luís Goucha, as histórias dos coitadinhos são acompanhadas de uma banda sonora que nos faz levar a sério o que lá se conta. Sou eu de um lado, com a lágrima no canto do olho e a minha mãe do outro a rabujar: “Olha! Estes é que são espertos! Aparecem na TV com estas histórias e dão-lhes tudo o que eles precisam! Coitados, coitados são os da classe média! A pobreza está na classe média, não é destes que eu tenho pena! Qualquer dia também vou para a TV!”. Quando ouço esta frase, entro em estado de alarme! Seco a lágrima e entro num estado de raiva e histeria! Imaginar a minha mãe na TV a pedinchar o que quer que seja! Prefiro morrer!
Agora interessa informar-vos melhor sobre os sintomas desta Síndrome fatal a qualquer auto-estima e dignidade que se preze! Ora, primeiro, todos os coitadinhos sofrem de uma qualquer doença nervosa, podem ser desmaios, ataques de ansiedade, fobia social ou outra coisa qualquer. E estes problemas nervosos impedem-nos sempre de ter um emprego de pessoa normal, por isso, os coitadinhos têm de pedinchar. Todos eles vivem com uma familiar acamado, vítima de uma doença geriátrica gravíssima, o que os leva sempre a pensar que têm direito a mais um subsídio qualquer. Também têm, em maior parte dos casos, um familiar no mundo da droga que lhes “cata” o pouco que amealháram. Normalmente, o marido não tem um dos membros por isso também não pode trabalhar. São uns desgraçadinhos! Na vida deles não há ponta por onde se lhe pegue! Chove-lhes em casa, o filho precisa de um tratamento ou de uma cadeira de rodas e não pastel para o levar para Cuba ou para a cadeira.
Vivem da boa vontade dos que os rodeiam mas acham sempre que lhes lançaram o mau-olhado ou que são vitimas de olho gordo.
Há também outro facto típico que os distingue: são gordos como marmotas, o que me leva a crer que embora a desgraça, fome não se passa! Mas estas lontras normalmente têm uma desculpa para isto: mais uma doença do foro nervoso. E já que assim é, pedem também uma intervenção para colocarem uma banda gástrica. O Goucha e a Tininha agradecem porque daqui a uns meses já têm programa garantido: mostrar a lontra mais magra um kilos, desta vez, transformada em Shar-Pei. Nesta situação, a coitadinha precisa de uma cirurgia plástica para o marido lhe pegar nem que seja só com um braço!
Acho que já perceberam do que estou a falar…
Agora, a minha indecisão está entre ir, ao programa do Goucha, ou da Fatinha. Qual deles me oferecerá a cadeira de Direito Penal, pagará os 100 euros semanais de veterinária e me patrocinará mais uma ronda de fisioterapia no Espergueira Mendes?

28 comentários:

Hydrargirum disse...

Credo....na tv NÃO! Já tou como tu!

Tá tudo tão complicado...e acho que tb sofro um bocadinho disso...agora depois de te ler, acho que por osmose bastante passou para mim...
Será que nos vamos ver nos camarins do Goucha?lol

Eu espero vivamente que 2008 te seja generoso e te faça sorrir continuamente...e já agora espero o mesmo para mim tb:)

Jinhos:)

iFrancisca disse...

Hydrargirum:

O que vale é que levo sempre tudo com um sorriso nos lábios... acho que é isso que me distingue do resto dos coitadinhos deste pais.
Mas eu até ia para o programa do Goucha na tanga. Adorava! Já tenho a minha história feita.
Tb espero que tenhas um 2008 fabuloso! Beijocas

Paulo disse...

Tantos problemasao mesmo tempo....
Espero que o ano de 2008 seja mais tranquilo.
Beijo
Paulo

Unknown disse...

Olá Linda,

Muito obrigado pelos votos de bom ano.

Desejo-te também um excelente ano novo com tudo aquilo que mais desejes, principalmente com muita saúde.

Um GRANDE beijo do Catano !!!

iFrancisca disse...

Paulo Sempre:

O que importa é andar bem disposta!
Beijinhos e obrigada

iFrancisca disse...

Zé Pedro:

Obrigada e igualmente!
Volta sempre!
Beijocas

Foi Bom disse...

Eu voto no Goucha...ao menos não tens que te cruzar com o Claúdio Ramos, a não ser que queiras que a tua história de "desgraçadinha" fique completa...:D

Mas tenho que concordar em absoluto com o teu texto, e está muito bem escrito.

Beijo gordo e Feliz 2008...para as duas, já vi que precisamos!

Unknown disse...

Que têm vocês contra o Cláudio Ramos?! ;) Agora a sério, eu gosto do homem, independentemente da escolha sexual dele (que a mim não me interessa nada) diz verdades que muitos homens de suposta barba rija, não dizem!

Beijo grande e FELIZ 2008

Mulheka disse...

Isso é que é ter a ironia em alta eheh.
Muito bem escrito. Acho que de vez em quando tb sofro dessa coisa, eu vou à Fatinha que gosto do Cláudio Ramos eheh!!!

Gaja linda, beijão grande para ti.
Bom 2008 e espero que a tua cadela melhore!!!!

Foi Bom disse...

Ehehehehe, temos que fazer um post sobre o Claudio Ramos...

O gajo tem um problema enorme, adora criticar tudo e todos, mas não aceita criticas, sejam elas construtivas, ou não, à sua pessoa...

Mas isso são outras histórias...:P

André disse...

Num está o Cláudio Ramos no outro (não sei se estou enganado) mas acho que aparece por lá a tia Lili... Esses são os coitadinhos residentes, depois de vez em quando lá aparecem os 'outros'.

Anónimo disse...

Simplesmente hilariante!! Não sei se era essa a tua intenção, mas a minha reacção foi uma grande gargalhada!! lol ;)...Melhoras a cada post!! Boas entradas em 2008, Francisca!! ;)

iFrancisca disse...

Foi Bom:

Obrigada pelos elogios!
Gosto mais do dresscode do Goucha, gosto daqueles fatinhos de pano de cortinado... concordo cntg o Goucha é a melhor opção!
Quanto ao Cláudio já que toda a gente fala nele, é-me indiferente, irrita-me mais a abelha maya que tem a mania que é gente e veio das berças... é uma habilidosa como costumo dizer...
Beijocas e um 2008 fantástico!

iFrancisca disse...

Blackstar:

Eu, pessoalmente, não tenho nada contra ele. Até vou ser sincera, quando tenho exame às três da tarde, ouço sempre o que ele diz ao meio-dia e meio. Relaxa-me a inteligência, é uma terapia... por isso, só tenho de agradacer ao Cláuddinho...
Beijocas

iFrancisca disse...

Mulheka:

"Isso é que é ter a ironia em alta eheh.
Muito bem escrito."
Saiu tudo de um arroto só, às vezes passo dias sem saber o que escrever, outras tenho imensas ideias e escrevo em 5 minutos.
Beijoca e um 2008 cheia daquilo que tu precisas... ;-P

iFrancisca disse...

Foi Bom:

Façam o post sobre essa bicha maluca que eu vou adorar ler... fico à espera!
Beijocas

iFrancisca disse...

Mila:

A intenção era escrever sobre este problema português de uma forma irónica e cómica. Ainda bem que gostaste! Obrigada pelos elogios.
Beijocas e feliz 2008!

iFrancisca disse...

PsYcHo_MiNd:

Realmente é uma feira de coitadinhos que adora dar atenção a outros tantos.
Beijocas e um optimo 2008

Anónimo disse...

gostei de ler! voltarei para o ano que vem ok? um excelente 2008

iFrancisca disse...

Noivo:

Volta, que eu cá te espero!
beijocas e feliz 2008 para ti tb.

Bruno Fehr disse...

ó mulher não te metas com a COFIDIS! Eu acho o negócio deles genial, porque é genial do ponto de vista financeiro, mas os clientes estão fodidos, é pior que teres o cartão de crédito ao máximo todos os meses...

E que tal ires ao perdoa-me e pedires desculpa a ti própria? Essa coisa da coitadinha já não leva nínguem a lado nenhum... Quem é que vê o Goucha e a Fátima? Coitadinhos e os coitadinhos acham toda a gente coitadinha e gostavam coitadinhar juntos.

Olha, coitadinho de 2007, vem lá 2008, entra bem pois 2008 é todo lá dentro!

Ana disse...

Deixa lá... todos nós temos fases destas em que nos parece que o universo conspira contra nós, mas sentirmo-nos uns coitadinhos é que não!!

Espero que tudo se resolva da melhor maneira e que tenhas um excelente 2008!

Beijinhos

iFrancisca disse...

Crest:

Este texto era meramente irónico. Incluindo a Cofidis, ainda não estou assim tão desesperada... Realmente o meu ano não termina da melhor maneira mas continuo a mesma pateta alegre de sempre.
Quanto aos programas matinais vejo-os para relaxar a pouca inteligência que tenho...
Espero que tenho um excelente 2008 como já disse no teu blog.
Beijinhos

P.S- Continua o blog homem!:-P

iFrancisca disse...

Ana:

Felizmente, considero-me uma pessoa priveligiada. Sou feliz!
Este texto era uma sátira aos portugueses...
Quanto a resolver o que aconteceu no final de 2007, tenho a certeza que se vai resolver da melhor maneira, se não for assim, cá estou eu para uma valente gargalhada.
Beijocas e feliz 2008

Jumpseat disse...

Queria iFrancisca, sabes o que te digo???

AUSTRÁLIA IS COMING, MATE!!!!!
:D:D:D NO WORRYS!!!!

Um beijinho bem grande, um abracinho apertado e um granda sorriso para ti neste 2008 que vai ser fantástico!!

Adorei o texto! Está muito divertido! :)


.... ai!!!! Que saudadinha da Austrália!!!! :D:D Leva-me no bolso! :)

iFrancisca disse...

Jumpseat:

Pois é! Já estou a ficar ansiosa! Ando um bocado ocupada com os preparativos... é que como gaja que sou é complicado meter tudo o queria levar numa mochila.
Espero que tenhas um excelente 2008, o meu pelo menos vai começar em grande!
Beijocas

ZaniNE disse...

Eu percebo a tua frustração, principalmente no que diz respeito a Direito Penal... Mas, como tu própria disseste, és tão novinha, tens alguém que te atura (bem ou mal, tb é pra isso que os namorados servem?), ganhas bem a fazer o que gostas, e estás na AUSTRÁLIA!!!! Queres que eu te conte a minha vida!!!??? Deixa-te mas é de te preocupares com isso e goza bem a viagem. Olha, e qdo voltares a encontrar o Meiréis diz-lhe que estiveste na Austrália durante um mês, e ele não! Ahahah! Beijoca.

Anónimo disse...

Ó querida, só agora (e ainda bem) tive o desprazer de esbarrar no teu blog, e apesar dos posts ja serem antigos, nao podia deixar de comentar... decididamente és mesmo uma coitadinha de espirito, és a coisa mais aberrante e pretenciosa que Deus colocou à face da terra, pra não falar da falta de humildade e mania das grandezas. Desculpa a sinceridade, mas és um nojo de pessoa, do mais asqueroso que pode haver e devias ter vergonha disso. Oxalá nunca precises de mendigar porque acredito que nem uma codea de pao de 5 dias alguem te dará... um conselho: procura ajuda psicologica mas sem grandes ilusoes, porque não tens cura... a unica cura possivel é provares do teu proprio veneno, vibora....