quarta-feira, 4 de julho de 2007

Buena Vista Social Club



Fui surpreendida no meu iPod com Buena Vista Social Club... foi amor ao primeiro som!! Esta colectânea de velhos temas da música cubana tem feito as minhas delícias.. sons das raízes de Cuba profunda que juntam os ritmos americanos e africanos, sob os tags de bolero, cha cha cha, mambo, jazz... enfim, estava ali, ao meu alcance, o melhor em termos musicais da velha guarda cubana.

Entusiasmada com a minha descoberta e com o prazer que aquela música me proporcionava, quis conhecer mais, descobri rapidamente que BVSC representa um local de Havana, uma referência a uma antiga casa de shows, onde um grupo de veteranos da música cubana se juntava para tocar e trocar experiências. O álbum gravado em conjunto que trouxe da exclusão do quadro musical, para as merecidas luzes da ribalta, uma série de nomes que permaneceram "desaparecidos" após o isolamento da Cuba comunista, valeu um Grammy e serviu de inspiração ao filme homónimo.

Vão estar presentes no Cool Jazz Festival, edição de 2007, a 10 de Julho, em Mafra e com certeza irão guiar-nos numa viagem histórica ao panorama musical de Havana.


(Este texto é dedicado a Justus Kull, sem a sua paciência para me rechear o iPod do melhor nunca teria acesso a BVSC. Um grande beijinho carregado de saudades..)

1 comentário:

Juoum disse...

Olá Francisca!!
Gostei de saber que tens blog e gostei ainda mais quando o vi e li...
Parabéns...
Adorei a tua homenagem a BVSC, gosto deles há já algum tempo e tive pena quando o Ibrahim Ferrer morreu, um dos fundadores e uma das melhores vozes cubanas.
Espero que esteja tudo bem contigo.
Beijos
João