sexta-feira, 6 de julho de 2007

Napa Valley - Califórnia, E.U.A.


De tudo quanto pude captar do modus vivendi dos americanos o que mais me marcou foi a sua impressionante capacidade de rentabilização económica dos negócios nas suas mais variadas vertentes e possibilidades... talvez os E.U.A. sejam considerados o país das oportunidades, não por algum fenómeno esotérico mas tão só pelo simples facto de se criarem, por pessoas com visão e força de vontade, reais oportunidades.
A minha breve visita a Napa e Sonoma Valley gerou, dentro de mim, esta perspectiva, mais tarde confirmada através da observação de outras realidades negociais norte-americanas. Chamou-me a atenção o facto dos produtores vinícolas de Napa Valley não explorarem somente a produção de vinho para venda, gerando também lucros à volta de autênticas boutiques de artigos relacionados com vinho e outros produtos agrícolas, abrindo a porta das suas casas, permitindo aos visitantes um envolvimento total com o processo produtivo.. e, realmente deve estar tudo pensado ao milímetro, porque estamos a falar de 250 wineries ao longo de 56 km, que obrigatoriamente, têm de ser lucrativas.
Em Napa Valley é-nos oferecida uma autêntica experiência dionísiaca, o vinho americano, produzido nesta zona, é, contrariando todos os preconceitos, de elevada qualidade.
Aprendi, nesta viagem, que nós europeus somos (pretensiosamente) civilizados (o que no caso português não corresponde de todo à verdade) mas não podemos, e muito menos, devemos ignorar o espírito empreendedor americano... Para já bastava-me que tivéssemos a humildade de assumir que temos muito a aprender com eles, tenho a certeza que já seria um bom princípio...
(este texto é dedicado ao Luís que já é mais americano que português... muito obrigada por tudo! nunca vou conseguir agradecer a maneira como fui recebida nas américas...)

1 comentário:

Mabides disse...

"A VIAGEM" - Se gostaste de lá estar porque não irmos lá outra vez ... para abastecer a "nossa adega" e quem sabe podermos visitar todos esses sítios incríveis por onde passamos?!!
Este blog está cada vez melhor!!
Fico à espera do próximo tópico!
Bjs