domingo, 16 de setembro de 2007

O Dia Global de Acção por Darfur

A causa de Darfur preocupa-me desde que tomei consciência da sua real dimensão. Assim quero registar no meu blog que hoje se assinala “O Dia Global de Acção por Darfur”, em todo o mundo e será também marcado em Portugal por uma acção promovida pela Campanha por Darfur, com uma concentração em Lisboa.
A guerra civil no Darfur desde 2003 provocou já mais de 200.000 mortes e 2,1 milhões de refugiados. São números que impressionam mas não devemos interpretá-los apenas como uma contagem, é preciso não esquecer que por trás de cada um deles está a vida de uma pessoa.
Finalmente e após muita pressão, o Conselho de Segurança da ONU aprovou a 31 de Agosto uma resolução visando a constituição de uma força mista Nações Unidas-União Africana para pôr fim à violência na região do oeste do Sudão, mas ainda há muito por fazer.
Quem quiser ajudar de alguma forma, as ONG que constituem a Campanha por Darfur em Portugal são a Amnistia Internacional, a Africa-Europea Faith and Justice Ntework, a Caritas Portuguesa, a Comissão Justiça e Paz dos Religiosos, a Fundação Gonçalo da Silveira e os Missionários Combonianos.

2 comentários:

Mabides disse...

Muito bem!Finalmente, um comentário sobre este tema, sem pressões e sem influências das grandes potências ou dos lobbies que fazem com que o desaparecimento de uma criança seja motivo de preocupação mundial, enquanto a morte bárbara de milhares de outras crianças nem direito a uma noícia de rodapé...Tenho vergonha de viver num mundo onde a única preocupação é o dinheiro e o poder...Onde estão os nobres valores do altruísmo e da dignidade humana, suspeito que também tenham morrido, mas estes às mãos daqueles senhores que aparecem todos janotas na TV a dizer que se preocupam muito com os pobres, mas que nem sequer se dignam a receber um Prémio Nobel da Paz!
Continuamos a depender de nós mesmos e de cada um de nós como indivíduos, pois o conceito de sociedade já não funciona, só serve para hierarquizar as pessoas!
BJS

Quomodum disse...

Muito bem! bjs**