segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Oktoberfest - Blumenau, Brasil


















Blumenau é uma cidade do interior do estado de Santa Catarina no Brasil. Fundada em 1850 pelo filósofo Hermann Bruno Otto Blumenau, esta cidade encerra em si fortes características europeias, particularmente alemãs. Capta a atenção de qualquer visitante pela sua arquitectura, gastronomia, natureza e festas, completamente fora do restante contexto. Quem chega a Blumenau corre o risco de esquecer que está no Brasil. As casas tipicamente germânicas, com telhados adaptados para a neve inexistente naquela zona, estão espalhadas pela cidade, a língua ouvida em cada recanto é frequentemente a alemã sobrepondo-se ao sotaque adocicado do “português-brasileiro”, as letras góticas estão presentes em todos os anúncios publicitários e nas ementas o alemão é a segunda língua. Com um padrão de vida superior à média brasileira, Blumenau possui o dinamismo de um centro urbano moderno, alto rendimento per capita e baixíssimos índices de analfabetismo e violência.
Mas não vim “postar” sobre Blumenau inocentemente. O que realmente interessa é que dentro de dias começa o avassalador Oktoberfest e não posso deixar passar em branco a maior festa bávara fora da Alemanha. Pois, é nesta cidade brasileira, com atípica arquitectura colonial alemã aliás condizente com o espírito da festa, que acontece a segunda maior Oktoberfest do mundo, só cedendo o primeiro lugar no pódio para a festa original em Munique.
Esta versão da festa nasceu, em 1984, da vontade dos locais expressarem a sua admiração pela vida e tradições germânicas. Amigos, a festança começa dia 4 de Outubro e só vê um fim dia 21 de Outubro. Embora envolva toda a cidade, à noite é na Proeb (Parque Vila Germânica) que todos se encontram para, ao longo de 17 dias, consumir os anuais 500 mil litros de cerveja e fazer do Oktoberfest um evento incomparável.
Infelizmente, cheguei tarde de mais, no ano em que lá estive, e perdi a festa brasileira com maior “agito” depois do carnaval.
É preciso ter azar, eu que aprecio tanto uma cervejinha!!!

2 comentários:

Quomodum disse...

Ha algum local q tu n conheças =b? como diria o tio Teófilo: "bai trazer uma cerbejinha estupidamente gelada!" bjs primo

Anónimo disse...

muy legal este site,sinceramenti nem conhecia essa cidade do Brasil:Blumenal.Muito legal!!
Seria legal si colocasse mas lugares escondidos do brasil,não escondidos mas ki não é muito falado!
BjOoO pra todos i um beijo pra uma pessoa especial Te amo Raw