segunda-feira, 29 de outubro de 2007

PALHAÇO!!!!

O cachorro que morreu de fome em nome da "arte".

O que há de vanguardista em amarrar um cachorro doente na parede de uma galeria e deixá-lo morrer de fome em nome da, humm, "arte"?

Guillermo Vargas Habacuc, um costarriquenho que "afirma ser um artista" criou uma instalação intitulada "Exposición N° 1", em uma mostra realizada na Galeria Códice, localizada em Manágua, capital da Nicarágua. Ao som do hino sandinista tocado ao contrário, os visitantes deparavam-se, na entrada da exposição, com uma frase na parede ("eres lo que lees") cujas letras eram formadas por comida de cachorro.

Logo adiante, os visitantes eram surpreendidos pela secção mais polémica da instalação de Habacuc: um cachorro enfermo, que teria sido capturado nas ruas de Manágua, preso em um canto da galeria. Segundo o "artista", a sua obra representava uma homenagem a Natividad Canda, um nicaraguense morto recentemente devido a um ataque feito por dois cães da raça rottweiler. Justificou, desta maneira, a captura de um cachorro indefeso e doente, que também recebeu o nome de Natividad. Que não recebeu nenhum auxílio veterinário, não foi alimentado e, apesar dos pedidos de vários frequentadores da exposição para que fosse solto, permaneceu amarrado até o dia seguinte à inauguração da instalação, quando morreu de fome diante dos olhares dos espectadores.

Diante da polémica que certamente desejava causar, Guillermo Vargas Habacuc afirmou: "O importante para mim era constatar a hipocrisia alheia. Um animal torna-se foco de atenção quando o ponho em um local onde pessoas esperam ver arte, mas não quando está no meio da rua morto de fome". E arrematou: "O cachorro está mais vivo do que nunca porque segue dando o que falar".

Habacuc é um dos artistas selecionados para participar da edição de 2008 da Bienal Centroamericana de Honduras. Porém, uma petição online circula solicitando que a indicação de Guillermo Vargas para a Bienal seja revista. Faço minhas as palavras de Rosa Montero: "não seremos capazes de respeitarmos a nós mesmos se não respeitarmos os demais seres vivos".
*Este texto não é meu, apenas sofreu umas modificações que me pareceram necessárias. Não coloco fotografias deste cachorro nem consigo comentar o que me horrorizou.

9 comentários:

Mabides disse...

Realmente esta história é assustadora e só equiparada ao cromo que fazia os gatos crescer em caixas de vidro para que eles fossem quadrados!!Estes dois ... perdoem-me...merdosos deviam ser deixados a morrer à fome dentro de uma caixa bem pequenina e com um vidro para o exterior para que as pessoas pudessem comer enquanto apreciavam uma obra de arte a que chamaria "A merda humana também precisa de comer". Que haja cada vez menos pessoas como estas no mundo,é triste e revoltante como estas é dada uma linha que seja a notícias destas num jornal ou em qualquer lado...eles também precisam de dinheiro para comer!
Bjs sua salvadora de animais abandonados e irremediavelmente teimosos e mimados!

Dakini disse...

Palhaço é mt pouco! Sem mais comentários, o post diz tudo! :(

Tiago Cação disse...

Arte de Cão, é o que é.
Que repudio, enfim...

Tiago Cação disse...

Francisca claro que não, até agradeço, vou linkar tambem o teu.
Beijo Tiago

Bruno Fehr disse...

É incrivel como se justifica um crime com um crime ainda maior.

Uma pessoa que morre num ataque de cães, será a culpa dos cães?

Eu tenho cães de chamadas raças, "perigosas", pelos quais pago seguros absurdos, por serem dessas raças. A agressividade dos animais depende da educação dada. Um cão ataca se for treinado para o fazer, passando o crime a ser efectuado pelo proprietário do cão e não pelo cão em si.

O animal não destingue o certo do errado, sem que lhe seja ensinado o certo e o errado.

Os meus cães são destas raças perigosas, no entanto nunca tiveram num acto agressivo na vida, recebem ladrões em casa com a mesma alegria que recebem os membros da familia.

Esse artista é um criminoso e nem sequer é inteligente ao ponto de justificar de uma maneira aceitável o que fez. Porque simplesmente o crime dele não tem justificação.

Eu como artista, posso raptar esse "artista", prendê-lo a um poste numa galeria e deixá-lo morrer de fome. No final teria uma justificação mais forte, pois estaria a punir o outor de um crime e não um humano da mesma raça!

JAbreu disse...

Em passo corrido li este teu post... e constatei a indignação meritória a tão apalermado acto.
Proporia a tão idiota artista colocá-lo preso num ambiente fechado, árido e seco, até que se fosse, para chamar à atenção de tanta gente que morre de fome por esse mundo fora... retiro isso das suas sábias palavras mas de estupidez feitas em acto:
"O importante para mim era constatar a hipocrisia alheia. Um animal torna-se foco de atenção quando o ponho em um local onde pessoas esperam ver arte, mas não quando está no meio da rua morto de fome"

Juoum disse...

O artista até é um bom artista....
Até certo ponto eu entendo o que ele quis dizer... mas acho que em vez de um cão ele deveria era ter deixado uma criança americana obesa morrer de fome... mas a exibição talvez não durasse tanto tempo...
Há pessoas que fazem de tudo para terem alguma fama, nem que escolha o dark side... são chamados de Fanfarrões... é o que esse gajo é... um fanfarrão...
A hipocrisia é uma coisa bastante subjectiva... "se ele não morresse aqui morreria na rua" é o cumulo... se ele realmente quisesse mostrar isso que falasse ou mostrasse da quantidade de costarriquenhos que morrem ao tentar fugir do país em busca de algo melhor nos EUA, isso sim é uma hipocrisia...

iFrancisca disse...

Nunca esperei que este post mobilizasse tantas pessoas mas a verdade é que o fez... consegui reunir mais algumas assinaturas e fico contente pela atenção dada a uma vida, quer seja de que animal quer a de um humano e inestimável! Queria pedir a quem lê este post mas assinar a petição online em forma de protesto a um relativismo cultural desmedido. Obrigada a todos!

P.S_ um agradecimento especial a Crestfallen que referiu este acontecimento no seu muito visitado blog permitindo a mais pessoas o conhecimento do que se anda a passar no quadro cultural. do mundo

Anónimo disse...

[url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/ganardinero.jpg[/img][/url]
[b]Una gran guia de ganar dinero[/b]
Hemos encontrado la mejor pagina web en internet de como trabajar en casa. Como nos ha sido de utilidad a nosotros, tambien les puede ser de utilidad a ustedes. No son unicamente formas de ganar dinero con su pagina web, hay todo tipo de metodos para ganar dinero en internet...
[b][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url]Te recomendamos entrar a [url=http://www.ganar-dinero-ya.com/]Ganar-dinero-ya.com[/url][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url][/b]